05/02/10
FETRAECE reúne entidades da Rede de ATES/ATER
Nos dias 04 e 05 de Fevereiro, estiveram reunidas as entidades parceiras da FETRAECE, que fazem parte da Rede Estadual de ATER/ATES, na “Oficina de construção participativa para o Fortalecimento da Rede de ATER/ATESâ€.
O objetivo foi fortalecer a identidade da rede de cooperação/governança pela consolidação da Agricultura Familiar no Ceará.
Em seguida, foi feito um aprofundamento do debate sobre Redes de Governança, entendida como inovações metodológicas na forma de articular forças, interesses e propostas dos movimentos sociais. Remete-nos à necessidade de formar redes para disputar políticas públicas para quem de direito.
Num segundo momento, foi promovido um debate sobre o compromisso político das entidades e da Rede com a FETRAECE, com os Sindicatos e com a Agricultura Familiar, tendo como pano de fundo o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário (PADRSS).
Ao final a FETRAECE também explicitou seu compromisso político com as entidades e com a Rede por defender um projeto político alternativo de sociedade permeada por justiça social. Em seguida foi trabalhado o entendimento de todos sobre os papéis da Rede, de cada entidade membro e também da FETRAECE.
Houve entendimento sobre a relação de confiança mútua entre a FETRAECE e as entidades membro e também da necessidade de se combinar estratégias para facilitar a aproximação com os sindicatos na base.
Alguns consensos foram alcançados, entre eles, os que dizem respeito à necessidade de sistematização da nossa trajetória e ter clareza onde se quer chegar. Também é no processo que se vai discutindo, sistematizando e clareando a identidade como Rede e falar enquanto Rede fortalece mais, destacando mais o que nos une do que o que nos separa. O maior desafio segue sendo compor redes que incluam governo e sociedade civil e, mesmo que debatam e nem sempre cheguem a consensos, é necessário focar e potencializar aquela demanda que levou à sua organização inicial.
Ao final, foi escolhido um novo nome para a Rede: REDESOL – Rede Cearense de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário. Ficou acordado seguir aprofundando o entendimento sobre a missão, visão de futuro e forma de gestão coletiva durante a próxima reunião da REDESOL dia 06 de março de 2010. Como encerramento, foi realizada uma dinâmica de reafirmação do compromisso pela unidade da REDESOL por todas as entidades presentes.
VER COMENTÃRIOS
DEIXE SEU COMENTÃRIO